Colégio Altaneiro

Excelência Acadêmica

O Altaneiro possui um modelo de educação integral e personalizado, em um clima de liberdade e autonomia, que encoraja a responsabilidade, a contínua melhoria e a realização pessoal de cada estudante. 

O currículo educacional do Altaneiro segue todas as normas e exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), assim como uma profunda formação de caráter fundada no treinamento das virtudes e no dom de si.

A excelência acadêmica não deve ser confundida com uma abordagem conteudista, pois no Altaneiro, essencialmente, desenvolve-se em cada aluno a alegria, a vontade e a responsabilidade no ato de estudar em busca do trabalho bem feito. No Altaneiro, oferecemos um treinamento acadêmico de alto nível e, ao mesmo tempo, formação humana com base nos princípios fundamentais da fé cristã.

No Altaneiro, educamos os nossos alunos para o comprometimento: a excelência educacional é a formação dos alunos, não apenas como indivíduos bem treinados em conhecimentos e habilidades, mas também desenvolvendo um forte compromisso pessoal para contribuir ativamente na transformação da sociedade, vivendo suas vidas por meio de valores positivos de justiça, convivência e desenvolvimento humano.

A missão educativa do Altaneiro está focada em capacitar as gerações futuras na medida em que se destacam na vida, acompanhadas pelos valores da fé católica. Esperamos que, tanto agora quanto no futuro, os nossos alunos contribuam positivamente para a sociedade com espírito de inovação, na missão de vida e na carreira que desejam seguir.

O Altaneiro adota a educação diferenciada (single-sex) como uma ferramenta pedagógica para respeitar os diferentes ritmos de amadurecimento e de aprendizado entre meninos e meninas.

Confiança entre pais, professores e alunos

O clima de confiança é essencial para o desenvolvimento das virtudes e para um  ambiente escolar saudável e propício para a excelência acadêmica de cada um dos nossos alunos. Dessa forma, essa confiança é construída desde o processo da matrícula e é reforçada diariamente pelo contato próximo da escola com os pais, por meio dos nossos canais de comunicação, das formações e, principalmente, por meio das nossas preceptorias.

Nesse contexto, a preceptoria é igualmente essencial para a relação de confiança entre professores e alunos, uma vez que os alunos e seus preceptores caminham juntos em direção a um mesmo objetivo, sempre com o apoio da família. 

No que tange à confiança entre professores e escola, o Colégio Altaneiro trabalha lado a lado de seus profissionais, com uma equipe pedagógica e de coordenação que presta todo o suporte e fornece todas as ferramentas para o crescimento, o desenvolvimento e o aprimoramento de seu corpo docente.

Formação Contínua

A formação continuada do corpo docente garante um aprimoramento das práticas pedagógicas como também da formação humana, além de aprimorar cada vez mais a aplicação do modelo de Educação Personalizada.

Esses encontros são preparados e planejados com dedicação e muito carinho, para que todos os profissionais que trabalham no Altaneiro tenham uma aprofundada formação em sua área e também recebam informações sobre as virtudes a serem trabalhadas em sala de aula, em sintonia com os valores ensinados pelas famílias.

A constante melhoria e aprofundamento dos nossos professores são essenciais para o nosso primeiro pilar: a excelência acadêmica, assim como para o clima alegre e formativo, onde tudo educa, e onde a principal forma de educar é pelo exemplo.

Identidade cristã-católica

Toda a proposta pedagógica do Altaneiro é fundamentada em princípios e valores cristãos.

A educação é uma ferramenta especial e única para transmitir valores corretos que transformam as pessoas em membros responsáveis da sociedade. No Altaneiro, esta iniciativa educativa baseia-se nos valores de inspiração cristã orientados pelos ensinamentos da Igreja Católica. 

Acreditamos, aqui no Altaneiro, que a excelência proposta pela Educação Personalizada só é possível quando há um princípio transcendente que norteia e unifica todo o processo educativo e a concepção antropológica cristã do ser humano, não apenas para a aquisição de conhecimentos, mas, principalmente, para a formação integral da pessoa.