Colégio Altaneiro

A Educação Personalizada

A Educação Personalizada, adotada no Altaneiro, é um modelo educativo que fundamenta sua tarefa educativa na formação integral de cada aluno

Cada aluno é tratado de forma pessoal, da maneira que ele precisa para se desenvolver segundo suas qualidades e aptidões, nas cinco dimensões da pessoa sob a ótica deste modelo:

  • física: está relacionada a toda a parte motora do aluno;
  • intelectual: na qual trabalhamos a excelência acadêmica em um currículo atualizado e com base na BNCC;
  • volitiva: contempla toda a dimensão da vontade e na qual é trabalhada a aquisição de bons hábitos e virtudes – por meio desse aspecto, estimula-se a autonomia e a educação da liberdade dos alunos;
  • afetiva: trabalha toda a parte emocional e relacional do aluno, com sua família, com seus colegas, consigo mesmo e com o outro, com um olhar de cuidado e respeito;
  • transcendente: trata da abertura a Deus e ao próximo. É nessa dimensão que trabalhamos a doação, o serviço, a importância de ajudar o próximo e de nossas atitudes de, como filhos de Deus, sob o olhar cristão católico, seguindo seus ensinamentos em cada parte do nosso dia. 

Como nosso modelo educativo, a Educação Personalizada orienta todo o trabalho escolar: currículo, qualificação e capacitação do corpo docente e demais profissionais, planejamentos de aula, estrutura física, jogos e brincadeiras etc.

Na Educação Personalizada, pais, professores, alunos e funcionários unem-se em uma verdadeira Comunidade Educativa, na qual tudo educa, desde um “bom dia” dado com alegria, até um chão bem limpo da sala de aula. 

Dessa forma, cada parte do espaço escolar torna-se um efetivo estímulo para que o aluno seja educado com excelência acadêmica, mas também com excelência humana, com desenvolvimento de valores, hábitos e virtudes.

A Educação Personalizada favorece que os alunos alcancem o máximo desenvolvimento de suas habilidades, formem seu próprio caráter e possam tomar suas decisões de forma livre e responsável. Pretende-se que os alunos, com a ajuda dos pais e professores, definam, desenvolvam e alcancem o seu aperfeiçoamento pessoal.

Protagonismo dos pais

Os pais são os primeiros e principais educadores de seus filhos. O modelo educativo do Altaneiro busca potencializar o trabalho realizado pelos pais como protagonistas na educação de seus filhos, oferecendo um auxílio efetivo para que possam desempenhar bem essa nobre e indelegável missão. 

Aqui no Altaneiro, assim como na Viraventos, família e escola caminham sempre juntas.

As Preceptorias são um instrumento essencial para o cultivo de uma relação muito próxima à família de cada aluno, consolidando, assim, uma verdadeira parceria Família-Escola. É por meio das preceptorias que o colégio elabora e atualiza, junto com os pais, um Plano Pessoal de Melhora (PPM) para cada filho.

Formação humana

A formação humana, no modelo da Educação Personalizada, busca o desenvolvimento do aluno como um todo, em suas habilidades, competências, comportamentos éticos e morais, com atitudes livres e responsáveis.

A educação na liberdade, somada à confiança entre pais, professores e alunos e a parceria entre família e colégio constituem um ambiente único de estímulo e orientação em virtudes, valores e em princípios de serviço e excelência em cada detalhe. 

Aqui, cada funcionário, cada aluno, cada professor está sempre em busca de uma melhora pessoal, afinal, tudo educa e, por isso, é essencial que tenhamos unidade de vida e comprometimento. 

Para orientar, respaldar e auxiliar neste processo de melhoria contínua, o Altaneiro promove atividades de formação com os pais e com os professores.

Educação diferenciada (single-sex) – uma ferramenta pedagógica

Entre as várias estratégias educativas que o Colégio Altaneiro adota a fim de buscar a excelência, a Educação Diferenciada ou Single-Sex se destaca por ser uma ferramenta pedagógica que respeita os diferentes ritmos de amadurecimento e de aprendizado entre meninos e meninas.

A Educação Personalizada e Diferenciada é um modelo educativo que leva em conta especialmente três importantes aspectos: a dignidade da pessoa, o desenvolvimento integral de cada aluna e de cada aluno e a atenção personalizada ao aluno e à família.

Compreender que há diferenças no modo como meninos e meninas respondem aos estímulos educativos e utilizar essas diferenças a favor do aprendizado e do desenvolvimento pessoal dos alunos é essencial para uma educação verdadeiramente inclusiva e respeitosa para com a liberdade de cada um.

Professor a alunos em sala de aula
Crianças em sala de aula